Páginas

31 de outubro de 2011

Fotografia do dia (31/10)

Reflexo em painel eletrônico de cotações da bolsa de valores em Tóquio, no Japão - Issei Kato/Reuters

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Fotógrafo cria câmera gigante para registrar imagens em placas de 9 metros.

           Você está cansado de tirar fotos com a mesma câmera compacta de poucos megapixels, que só captura imagens tremidas e em baixa resolução? Darren Samuelson, um fotógrafo amador de São Francisco, nos Estados Unidos, não aguentava mais isso – e criou uma máquina criativa para mudar o jeito de registrar as paisagens locais.
            Ele montou uma câmera fotográfica gigante, com um design retrô, medidas de 1,50 x 1,80 metros (com tripé) e um peso de 32 kg. O motivo? Produzir imagens em painéis de até 9 metros com uma nitidez impressionante, como se fosse uma foto em tamanho comum.
              Segundo o Daily Mail, as fotos são registradas em chapas de raios-x e demoram de poucos segundos (se forem em preto e branco) até 15 minutos (no caso das coloridas) para ficarem prontas.
           E o resultado tem que valer a pena, já que Samuelson investiu US$ 2.300 e sete meses de trabalho para construir a máquina, que teve seu design projetado com a ajuda de um software de design.
         Para tirar um retrato, ele entra debaixo do tecido traseiro, como nas fotografias de antigamente, posiciona a lente 1.210 da Nikkor e aguarda a formação da imagem no painel.

Confira o vídeo AQUI


Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Fotografia do dia (30/10)

Carro pegou fogo após onda de violência na Faixa de Gaza; Israel e Gaza têm dez mortos em 24h Leia mais
Carro pegou fogo após onda de violência na Faixa de Gaza; Israel e Gaza têm dez mortos em 24h. 
Oliver Weiken/Efe

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

30 de outubro de 2011

Photo/Frase

Photo:

Frase:

"A fotografia é o espelho do seu estado de espírito." Emilsen Lemes

Abraço e bom Domingo!
Thiago Borba
@borbathiagooo 

29 de outubro de 2011

Fotografia do dia (29/10)

Ataque suicida contra comboio da Otan em Cabul deixa 1 morto. Omar Sobhani/Reuters

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Photoshop CS6

Versão de testes do Adobe Photoshop CS6 vazou na internet, confira as novidades!
Nova interface, efeitos 3D e salvamento automático marcam as novas funções do editor de imagens.

(Fonte da imagem: AppleInsider)

         O Adobe Photoshop CS6 nem tem data de lançamento marcada, mas uma versão prévia de testes, chamada de Superstition, já vazou na internet. As novidades no aplicativo parecem bem mais significativas do que o que ocorreu com o modelo anterior.

        De acordo com AppleInsider, que teve acesso a uma dessas cópias, a mudança mais radical foi mesmo na interface do programa, que ganhou cores escuras (ao contrário do visual acinzentado das anteriores) e uma separação de ferramentas mais eficiente. O visual estaria cada vez mais parecido com o do Aperture, editor de imagens da Apple.

           Mas o maior esforço foi mesmo o de providenciar ferramentas para trabalhar com a perspectiva de retratos e efeitos em 3D. A possibilidade não é nova (existe de forma básica desde o CS4), porém, várias ferramentas inéditas foram adicionadas, como “3D Text” e “Perspective Crop Tool”.

Mais efeitos em 3D estarão presentes no CS6. (Fonte da imagem: AppleInsider)

            Além disso, foi adicionada uma função que pode salvar aqueles que perderam trabalhos inteiros por quedas de energia ou travamentos do PC: o “Autosave”, que grava automaticamente a imagem aberta a cada período de tempo determinado pelo usuário.

          Há ainda o efeito que devolve a nitidez aos retratos desfocados, mas ele não foi encontrado nos testes, podendo fazer parte apenas de uma atualização ou versão posterior. Vale lembrar que a versão vazada ainda é preliminar, portanto alguns desses recursos podem ser modificados ou até eliminados no resultado final.


Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

28 de outubro de 2011

Fotografia do dia (28/10)

Calendário de 2012 feito de ouro puro em comemoração ao aniversário de 110 anos de Walt Disney em Tóquio, no Japão - Toru Yamanaka/AFP

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Melhores Aplicativos Fotográficos para iPhone


Bom pessoal, selecionei algumas matérias sobre...
Em breve pretendo postar aplicativos para outros sistemas/marcas!
Confere aí:

                                                           

           7 milhões de usuários amam Instagram! É um jeito simples, divertido e gratuito de criar e compartilhar fotos incríveis com seu iPhone.Escolha um dos nossos incríveis filtros ou adicione blur para dar uma nova vida as suas fotos do celular.
       Transforme momentos casuais em trabalhos artísticos que você vai querer compartilhar com seus amigos e parentes.
          Compartilhe suas fotos de uma maneira simples. Veja e acompanhe fotos com um único toque. Todo dia quando abrir o Instagram você vai ver novas fotos dos seus amigos e de pessoas criativas ao redor do mundo.

Funcionalidades

☆ Filtros e molduras únicos e 100% gratuitos como XPro-II, Earlybird, Lomo-fi, Sutro, Toaster, Brannan, Inkwell, Walden, Hefe, Apollo, Poprocket, Nashville, Gotham, 1977, e outros.
☆ Efeito blur linear e radial para dar mais profundidade de campo as fotos.
☆ Compartilhamento instantâneo para Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Foursquare, e Posterous
☆ Envios ilimitados
☆ Interaja com amigos através curtindo suas fotos e enviando e recebendo comentários.
☆ Funciona com iPhones da primeira geração, 3G, 3GS e 4
☆ Suporte as câmeras frontal e traseira do iPhone 4
☆ E muito, muito mais... 






_________________________________________


           O advento dos celulares com câmeras dividiu a humanidade (ou os humanos que possuem tais aparelhos) em dois grupos: os que praticamente ignoram suas câmeras (por conta da baixa resolução/má qualidade das lentes/tela inadequada para ver as fotos) e os que fotografam (e compartilham fotos) em todas as oportunidades.
              Eu me encaixo no segundo grupo. Registro os momentos curiosos, engraçados, especiais e banais. Posso dizer que estou muito satisfeito com a minha camerazinha. A resolução relativamente baixa (3.2 megapixels no meu iPhone 3GS ou de 5 megapixels no iPhone 4) nunca me incomodou. Mas mesmo assim revirei a App Store em busca de aplicativos que pudessem melhorar a minha experiência fotografando com meu celular. Depois de gastar muitas horas (e uns poucos dólares) baixando e aprendendo a usar esse programinhas fiz uma lista do que há de melhor e mais prático para você não perder tempo.


Camera Plus Pro – U$1,99

         Este aplicativo já foi mais útil, quando os iPhones não tinham câmera de vídeo nem zoom. Mas mesmo assim é muito impressionante. Você tem várias ferramentas para fotografar (timer, stop-motion, estabilizador, linhas guia, clique na tela toda), editar (filtros, corte, data e marca de copyright), controlar privacidade (senha de proteção para fotos e vídeos) e compartilhamento (pelo Youtube, Facebook e Twitter).


Gorillacam – Grátis

            A Joby, desenvolvedora deste aplicativo, é originalmente uma fabricante de tripés. Esta pequena joia gratuita da App Store tem timer, stop-motion, clique em qualquer lugar da tela, estabilizador, grid, rapid fire e outras capacidades que são relativamente simples, mas incrivelmente úteis. E é grátis, se eu ainda não mencionei.


Autostitch – U$2,99

         Quando testei este aplicativo para o post soltei um uuuaaaauuu panorâmico. Você pode montar paisagens a partir de fotos tiradas em sequência no seu iPhone. Para experimentar, tirei uma série de 19 fotos daqui da redação e em uns 30 segundos (teste científico, minha gente!) ele montou um panorama. Como as pessoas não pararam de andar pra lá e pra cá, tem uns fantasmas, mas é culpa minha. Você pode ver esta outra foto, que é feia, mas saiu bem melhor, para ter certeza que eu estou falando a verdade.


Hipstamatic – U$1,99

            Se algum aplicativo de fotografia para iPhone pode ser considerado o queridinho, certamente é o Hipstamatic. Apesar de um colega de redação ter classificado esse programa de frescura, o negócio é mesmo divertido. Você pode trocar as lentes, o filme e o flash (todos virtuais, é claro) para criar diferentes efeitos de câmera antiga. A sacada de gênio (para os desenvolvedores, diga-se) é que você pode comprar mais jogos de lentes, flashes e filmes e assim ter ainda mais combinações de fotos antigas (e gastar mais uns trocados).


CameraBag – U$1,99

           O CameraBag é um aplicativo menos divertido que o Hipstamatic, mas é um tanto mais fácil de usar. Tem 12 filtros fixos (atualizações do desenvolvedor acrescentam filtros esporadicamente), e você pode escolher se vai salvar a versão original ou a alterada.


Morelomo – Grátis

            É até meio óbvio. Com a onda da Lomomania que bombou uns anos atrás, não precisa ser um gênio para imaginar que alguém faria esse aplicativo. Facinho de usar, porém limitado, permite apenas a transformação de sua foto em uma simulação da camerazinha soviética.


Classis TOY – Grátis

           Este aplicativo promete ser uma versão gratuita do Hipstacam, e você compra mais filmes e lentes (não tem simulador de flash) separadamente.


QuadCamera – U$1,99

           Este programinha é bem simples e bacana. Lembra aquelas câmeras antigas que tinham quatro lentes e faziam fotos divididas em quatro quadros? Pois é, com o QuadCamera você pode simular esse efeito, com opção de regular o timer e aplicar filtros estilosos.          
           
_________________________________________


          Se você curte fotografia, pode se encantar com o 500px. O aplicativo traz um painel com milhares de imagens extraídas da internet, sendo que você pode encontrar imagens por meio de quatro categorias que ficam no canto esquerdo da tela.
         Se você gostar de alguma imagem em especial, pode compartilhar o conteúdo em suas redes sociais, apenas selecionando o botão de compartilhamento no canto superior direito do display.


          Se quiser, você ainda pode visualizar as imagens em formato de apresentação de slides, fazendo com que as imagens mudem automaticamente, inclusive, optando por uma das musicas em na biblioteca de seu iPad para que seja a trilha sonora da apresentação.


          No 500px, imagens que contenham nudez são bloqueadas. Para visualizar o conteúdo, é preciso confirmar a abertura da foto, apenas por precaução caso crianças tenham acesso ao app.


Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

27 de outubro de 2011

Fotografia do dia (27/10)

Cavaleiros durante partida do jogo Buzkashi em Cabul, Afeganistão - Omar Sobhani/Reuters

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

13 erros bizarros no Photoshop Vol. 2

            Em muitos casos, o Photoshop é capaz de salvar um retrato. Seja por olhos vermelhos, falta de nitidez ou iluminação ruim, o aplicativo consegue fazer mágica com algumas fotos. Mas o trabalho do editor também deve ser bom – e a culpa dos erros que viram piada na rede normalmente é dele.
         Já mostramos algumas escorregadas clássicas devido ao uso incorreto desses programas, mas imagens assim nunca param de sair. O Tecmundo selecionou abaixo mais alguns erros bizarros nesse estilo, alguns até de capas de revista.

Muito exercício?

 
(Fonte da imagem:Vogue Russia)

          Tente tirar os olhos das pernas da modelo por um instante e preste atenção no rapaz ao lado dela. Trata-se de Adam Levine, o vocalista da banda Maroon 5. Tudo bem que ele está em forma, mas a versão russa da revista Vogue exagerou um pouco: metade do abdômen do cantor foi apagado na foto.


Segundo Sol

(Fonte da imagem:Groupalia)

           Na foto do catálogo do Groupalia, um famoso site de compras coletivas, não há edições notáveis no corpo da moça ou na esteira, mas na iluminação. Note que o lado esquerdo do corpo da atleta está iluminado, indicando que a fonte de luz (provavelmente o Sol) está à direita dela. Mas a sombra da mulher e do aparelho de ginástica foi inserida posteriormente – e projetada do mesmo lado da luz!



O motivo dos congestionamentos


(Fonte da imagem: Infolettre)

          Depois ninguém sabe o motivo de tanto congestionamento na França. O artigo no site relata o alto número de carros em uma estrada que circunda Paris, mas o que realmente chama a atenção é o posicionamento dos veículos. Note que três deles foram colocados depois que a imagem foi tirada, mas aparecem normalmente na contramão.



Tudo errado


 
(Fonte da imagem:PSDisasters)

           Será que foi a pressa? A Aldi, uma das redes de supermercados mais difundidas na Europa, cometeu um erro bizarro em um de seus folhetos. Na verdade, são dois equívocos bem graves: a mulher foi claramente duplicada no Photoshop, mas o editor esqueceu-se de apagar uma delas.
             Por isso, um pedaço do segundo corpo aparece atrás do primeiro – que teve parte de seu braço cortado e posicionado alguns milímetros abaixo. E ainda não acabou: o instrumento de jardinagem foi aleatoriamente colado na foto e está aparentemente levitando.


Jogo da memória

(Fonte da imagem: PSDisasters)

           Neste caso, o problema parece ser a falta de figurantes. A intenção do Conselho Distrital de Trending, cidade do interior dos Estados Unidos, era boa: mostrar que muita gente já aderiu à instituição.
             Mas repare que várias pessoas foram duplicadas e tiveram o corpo trocado de lado: quem estava virado para a direita em uma metade da foto é colado no outro, porém na direção oposta. Tem ainda mais gente clonada do que as mostradas pelos círculos vermelhos. Será que é uma cidade cheia de gêmeos?


O maior jogador de todos os tempos

(Fonte da imagem: Photoshop Disasters)

           Pelé, Rei do Futebol e Atleta do Século XX, é um dos melhores jogadores que o mundo já viu. Mas um outdoor exposto no interior paulista prova que ele também é o maior. Note a desproporção da altura de Edson Arantes do Nascimento em comparação com a foto – ele parece muito maior que a prateleira ao lado.
         O problema, para variar, é que os retratos foram tirados em separado (o ambiente e o jogador). Assim, os pés de Pelé parecem flutuar no ar. O jogador também fica sem reflexo no chão, mas esse é o menor dos problemas.



Contorcionismo


(Fonte da imagem: Daily Mail)

          Nem os astros em ascensão de Hollywood escapam de edições esquisitas em imagens. A capa ao lado é da revista Glamour de novembro de 2011, que foi divulgada com antecedência. Consequentemente, o primeiro erro do mês que vem rapidamente virou piada na rede.
          A estrela feminina da série Crepúsculo nem parecia ter passado por alguma edição de imagens, até que o pessoal do Daily Mail notou que há algo errado com o braço esquerdo da atriz. Até a metade dele não há problema algum, mas depois ele simplesmente desaparece por trás da perna esquerda.
          Há quem defenda que o antebraço da atriz pode não ter aparecido por causa do ângulo do retrato, que acabou encobrindo a mão de Stewart, mas a impressão é mesmo de que ela foi cortada fora do retrato final.



Mar agitado


 
(Fonte da imagem: Reprodução / Orkut)

             Essa ficou bastante famosa em janeiro deste ano, durante a edição do Big Brother Brasil. Uma das participantes resolveu mostrar suas habilidades no Photoshop e ficar com alguns quilos a menos. O resultado não foi nada vantajoso: apesar do corpo ter ficado sem marcas, repare no desnível do mar nas duas metades do retrato, indicando que houve uma modificação forçada por ali – ou o mar estava mesmo esquisito naquele dia.



Erro clássico


 
(Fonte da imagem: The Star)

           A prefeita de Mississauga, uma pequena cidade canadense, ganhou muito mais fama do que esperava. Em uma foto ao lado do filho para o jornal The Star, Hazel McCallion aparece com duas mãos abraçando o rapaz. Aí fica a dúvida: quem era a terceira pessoa que não deveria aparecer na foto?


Medo de água

 
(Fonte da imagem: Photoshop Mistakes)

            A atriz Jennifer Love Hewitt estava em seu terceiro ensaio para a revista Maxim. A fala em destaque é sobre uma banheira e, na imagem, ela aparece na borda de uma piscina. Ou não: olhe atentamente para os pés da moça, que visivelmente não pertencem ao retrato.

Bola fora

(Fonte da imagem: Olé)

             Não adianta, os erros de Photoshop acontecem em todos os países. Essa é para quem gosta de tirar um sarro dos hermanos argentinos: em uma capa de novembro do ano passado do diário esportivo Olé, um terceiro atleta foi apagado sem dó da foto de comemoração do gol, mas o braço que envolve o marcador não foi retirado.


Levitação

 
(Fonte da imagem: PSDisasters)

           Nem o filho do beatle John Lennon escapou de uma edição forçada. Em uma foto com a atriz Charlotte Kemp Muhl para a promoção de um musical, Sean aparece lado a lado com a moça, mas ambos tiraram o retrato separadamente. É visível o uso incorreto de Photoshop ali, já que ele parece flutuar acima da cama.


Feliz Natal

(Fonte da imagem: PSDisasters)



              Presentear um parente ou amigo com uma caixa cheia de chocolates parece uma boa ideia para o Natal, que já está chegando. Entretanto, não se esqueça de levar em conta não só o conteúdo do produto, mas também a embalagem.
            A menina que ilustra o pacote em forma de calendário da marca austríaca Heindl, por exemplo, ficou com três mãos por causa de uma edição mal feita. Note que, além das duas mãos da jovem, há ainda alguns dedos "extras" segurando a tampa da caixa em forma de estrela.
           A cabeça dela também parece um pouco deslocada com relação ao resto da imagem (se é que pertence a mesma pessoa), principalmente pela iluminação do retrato. Mas esse detalhe é totalmente relevante, se comparado com o erro mais grave.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/bizarro/14741-13-erros-bizarros-no-photoshop-vol-2.htm

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

26 de outubro de 2011

Fotografia do dia (26/10)

Motorista de Tuk Tuk dirige por ruas alagadas de Bangcoc, na Tailândia
Motorista de Tuk Tuk dirige por ruas alagadas de Bangcoc, na Tailândia - Paula Bronstein/Getty Images

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Vídeo para reflexão a partir de uma fotografia!

Boa Tarde pessoal!
Segue um vídeo que me foi apresentado na sala de aula da Universidade e achei interessante!


          Uma reflexão sobre a cultura européia, nacionalismos e a guerra da Bósnia, a partir de uma foto de guerra dos fotógrafos Ron Haviv e Luc Delahaye. Texto, narração e direção de Jean-Luc Godard. Legendas em português.
         "De certa forma, medo é a filha de Deus, redimida na noite de sexta-feira santa. Ela não é bela, é zombada, amaldiçoada e renegada por todos. Mas não entenda mal, ela cuida de toda agonia mortal, ela intercede pela humanidade.
           Pois há uma regra e uma exceção. Cultura é a regra. E arte a exceção. Todos falam a regra: cigarro, computador, camisetas, TV, turismo, guerra. Ninguém fala a exceção. Ela não é dita, é escrita: Flaubert, Dostoyevski. É composta: Gershwin, Mozart. É pintada: Cézanne, Vermeer. É filmada: Antonioni, Vigo. Ou é vivida, e se torna a arte de viver: Srebenica, Mostar, Sarajevo. A regra quer a morte da exceção. Então a regra para a Europa Cultural é organizar a morte da arte de viver, que ainda floresce.
         Quando for hora de fechar o livro, Eu não terei arrependimentos. Eu vi tantos viverem tão mal, e tantos morrerem tão bem."

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

25 de outubro de 2011

Fotografia do dia (25/10)

Policial mantem guarda em abrigo após explosão de granada em mercado na cidade de Srinagar, Índia - Danish Ismail/Reuters

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Canon EOS 5D Mark II VS iPhone 4S

          Um teste sincronizado foi feito com a câmera do iPhone 4S e uma Canon EOS 5D Mark II para que as duas capturassem exatamente a mesma cena, desse jeito que você vê na foto:



Assista à comparação:


Incrível a qualidade de imagem do smartphone, já que ambas são praticamente idênticas.
E aí, será esse o começo da democratização de máquinas superpoderosas e profissionais em um celular?


Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Ângelo Pastorello dá dicas sobre a profissão

Ângelo Pastorello fala sobre participação na Bienal de Roma, uso de Photoshop e dá dicas para os iniciantes

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Fotografia do dia (25/10)

Dançarinos da Companhia Nacional de Ballet Inglesa durante sessão de fotos em Greenwich, na Inglaterra - Carl Court/AFP

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

23 de outubro de 2011

Fotografia do dia (23/10)

Homem recebe soro enquanto aguarda o resgate sob um prédio que desmoronou em Ercis, Turquia. Osman Orsal/Reuters

Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo

Photo/Frase

Photo
Foto durante a programação da Semana da Fotografia de Curitiba 2011 (Madrugada Fotográfica).


Frase:
“Para todos aqueles realmente capazes de ver, a fotografia tirada por você, representa o testemunho da sua existência.” Paulo Straub

Abraço e boa semana!
Thiago Borba
@borbathiagooo 

21 de outubro de 2011

Fotografia do dia (21/10)

Jovens em ponto de ônibus alagado na cidade de Pathum Thani, na Tailândia - Damir Sagolj/Reuters

Abraço
Thiago Borba

Novidades no Curso Anual da Escola Portfolio

          O curso Anual da Escola Portfolio completa 10 anos. É hora de amadurecer e buscar novos horizontes. Por isso, para 2012 o já tradicional Curso Anual se divide e dá espaço a duas frentes distintas de pensamento fotográfico. A partir de agora passamos a oferecer dois cursos diferentes, Comercial e Artístico, com objetivos divergentes, mas que podem ser complementares.



Curso Anual com ênfase na FOTOGRAFIA COMERCIAL

Para quem busca na fotografia uma profissão

Máximo de 15 alunos por turma.


            O curso tem como ponto de partida uma formação técnica bastante forte caminhando pelas diversas áreas da fotografia comercial: eventos, casamentos, publicidade, moda, gastronomia, arquitetura, fotojornalismo, mercado editorial, etc. Ao final de um ano cada aluno estará apto a iniciar suaprópria caminhada no mercado de trabalho, com um portfólio adequado às áreas de atuação que pretende seguir.


• Técnicas Fotográficas
Uso da câmera, tipos de objetivas, fotometria, composição

• O uso do flash dedicado
Conceitos teóricos e o uso prático nas mais diversas situações

• Técnicas de Iluminação em estúdio
Equipamentos, conceitos, prática

• Tratamento de Imagens
Organização e fluxo de trabalho e edição – Photoshop e Lightroom

• Books e Ensaios Fotográficos - Direção, produção, iluminação 
Aulas Práticas em estúdio e externas
O Mercado dos Books e Ensaios Fotográficos

• Fotografia de Eventos Sociais e Casamentos
Aulas Práticas Reais
O Mercado da fotografia de eventos e casamentos
Uso de flash dedicado

• Fotografia Editorial e Fotojornalismo
Mercado e produções práticas

• Fotografia publicitária
Fotografia de produtos para catálogos e editoriais
Retratos publicitários
Fotografia de arquitetura e ambientes
Fotografia de gastronomia
Fotografia 360º
O Mercado publicitário

• Fotografia de Moda
Produção, direção e iluminação
Produções fotográficas práticas
O mercado da fotografia de moda
Conceitos da fotografia de moda

• Novas tecnologias e mercados alternativos
Conhecimento de novas tendências na tecnologia e caminhos alternativos para o fotógrafo comercial nos dias atuais

• Fotografia como negócio
Planejamento financeiro
Custos
Orçamentos
Marketing

• Projeto de conclusão de curso – Montagem de um estúdio de fotografia
O aluno deverá passar por todas as etapas da abertura de uma empresa no ramo fotográfico. Desde os detalhes burocráticos, marketing pessoal, criação de marca, posicionamento no mercado e formatação de um portfólio individual dentro das áreas de atuação de interesse.

Valores

           Para matrículas realizadas ainda este ano, os valores das parcelas permanecerão os mesmos de 2011 (sem reajuste), além de 50% de desconto no valor da matrícula. Para isto a 1ª parcela deverá ser efetuada até o dia 9 de dezembro de 2011. A partir de 2012, os valores sofrerão reajustes.

Turmas:

Segundas e Quartas - Manhã
Horário: das 09:00 às 12:20 hrs
Terças e Quintas - Tarde 
Horário: das 14:00 ás 17:20 hrs
Terças e Quintas - Noite
Horário: das 19:00 às 22:20 hrs
Sábados e Domingos (de 15 em 15 dias)
Horário: 9:00 às 12:20 e 14:00 às 17:20 hrs

Investimento

Matrícula R$ 100,00 e 12 Parcelas de 
R$ 530,00. Para pagamento sem atraso, desconto de 15% nas parcelas (R$ 450,00).





Curso Anual com ênfase em PROJETOS ARTÍSTICOS
Para quem busca na fotografia o desenvolvimento de trabalhos autorais
 Máximo de 15 alunos por turma

               O Curso Anual – PROJETOS ARTÍSTICOS tem um objetivo mais voltado para a criatividade e liberdade de expressão. A proposta está muito mais focada no pensar fotográfico, desenvolvimento pessoal e conceitual de projetos artísticos e autorais. O curso terá a parte técnica bastante forte, mas com o olhar voltado para o desenvolvimento da linguagem pessoal. Os retratos em estúdio, a fotografia de rua, o documentarismo autoral, o conhecimento das Leis de Incentivo à cultura. Como objetivo final cada aluno irá desenvolver um projeto pessoal e participará de uma exposição fotográfica passando por todas as etapas de realização da mesma.


• Técnicas Fotográficas
Uso da câmera, tipos de objetivas, fotometria, composição

• O uso do flash dedicado
Conceitos teóricos e o uso prático nas mais diversas situações

• História
História da arte e da fotografia

• Processo criativo
Desenvolvimento de sensibilidade e criatividade

• Percepção da luz
Estudo da luz natural e artificial

• Linguagem fotográfica
A linguagem fotográfica está diretamente ligada à imagem, símbolos ou construções da própria imagem. A busca por uma linguagem pessoal é o desafio de qualquer fotógrafo para que possa criar a sua identidade fotográfica. Estudo da imagem.

• Fotografia em preto e branco
A busca pela essência das formas e a visualização da luz em imagens monocromáticas através do estudo dos elementos de linguagem, de seus aspectos técnicos e análise de grandes autores.

• Fotografia cor
Esse módulo permite ao aluno melhor discernimento da cor como novo elemento técnico, introduzindo-a como um novo elemento de linguagem fotográfica.

• Fotógrafos
Nesse módulo o aluno tem a oportunidade de conhecer o trabalho de grandes autores, analisando a sua contribuição na História da Fotografia.

• Liberdade Fotográfica
Conceito de fotografia livre idealizada que abrange o olhar, o pensar e o fazer fotográfico.

• Viabilização artística da fotografia
Projetos, Leis de incentivo e editais focados na arte, cultura e fotografia.

• Documentarismo autoral
Esse módulo proporciona a análise do desenvolvimento da documentação fotográfica no Brasil e no mundo.

• Fotografia em estúdio A utilização do estúdio fotográfico e equipamentos de iluminação de forma criativa com foco nos projetos pessoais (retratos, cenários, light painting, etc.).

• Fotografia de Rua
Entendimento e prática da fotografia de rua, viagens, cidades, retratos, etc.

• Tratamento de Imagens
Organização e fluxo de trabalho e edição – Photoshop e Lightroom

• Impressão Fine Art
Fechamento de arquivos e conhecimento de impressões em diferentes tipos de papel.

• Projeto pessoal / Montagem de portfolio
A partir do 2º Semestre o aluno conta com o acompanhamento periódico de orientadores para desenvolver seu projeto pessoal. Este poderá ser voltado para qualquer uma das áreas da fotografia. Trata-se do projeto final de conclusão de curso.

• Exposição Fotográfica
Durante o segunda semestre letivo os alunos passarão por todos os processos de montagem de uma exposição fotográfica, desde a escolha do tema, a produção das imagens, edição, tratamento, impressão fine art, até a montagem e abertura oficial da exposição.

Valores

Para matrículas realizadas ainda este ano, os valores das parcelas permanecerão os mesmos de 2011 (sem reajuste), além de 50% de desconto no valor da matrícula. Para isto a 1ª parcela deverá ser efetuada até o dia 9 de dezembro de 2011. A partir de 2012, os valores sofrerão reajustes.

Turmas

Segundas e Quartas - Manhã
Horário: das 09:00 às 12:20 hrs
Terças e Quintas - Tarde
Horário: das 14:00 ás 17:20 hrs
Terças e Quintas - Noite
Horário: das 19:00 às 22:20 hrs
Sábados e Domingos (de 15 em 15 dias)
Horário: 9:00 às 12:20 e 14:00 às 17:20 hrs

Investimento

Matrícula R$ 100,00 e 12 Parcelas de
R$ 530,00. Para pagamento sem atraso, desconto de 15% nas parcelas (R$ 450,00).



Abraço
Thiago Borba

Comercial/Making Of da Canon (Igrejas)

E ai pessoal,
Abaixo, dois vídeos da Canon. Um comercial e um Making Of. Bem interessante, vale a pena!




Abraço
Thiago Borba

20 de outubro de 2011

Fotografia do dia (20/10)

O brasileiro Cesar Cielo durante a prova de 50 metros livres, no sexto dia dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, México - Francois Xavier Marit/AFP


Abraço
Thiago Borba

Mestres da National Geographic (por Juan Esteves)

        A National Geographic Magazine é uma revista centenária, principal divulgadora da National Geographic Society, fundada em 1888. Seus editores estimam que seu público chegue a 325 milhões em todos continentes do mundo. Embora suas primeiras edições não trouxessem imagens, há décadas a revista é uma das maiores referências quando se fala de fotojornalismo, o que contribuiu e muito para que surgissem os livros temáticos, como este Mestres da Fotografia, da série de mesmo nome, publicado em julho de 2011 no Brasil, selecionando 4 de seus renomados fotógrafos.

          O livro traz verdadeiras lendas da imagem contemporânea documental: David Doubilet, Michael Nichols, Steve McCurry e Michael Yamashita, preenchendo quase 500 páginas com belíssimas imagens e notáveis depoimentos, cobrindo os quatro cantos do mundo nas mais possíveis formas de se olhar: das fotografias submarinas às aéreas, dos animais selvagens aos mais exóticos seres humanos, das paisagens mais incríveis aos mais complexos centros urbanos. Tem imagem para todos os gostos.

© David Doubilet

         O novaiorquino Doubilet tem 65 anos e começou a mergulhar e a fotografar quando tinha apenas 12 anos de idade quando usava uma câmera Brownie Hawkeye com uma caixa estanque improvisada. Ele cresceu nas costas de New Jersey e do Caribe, nas vizinhanças da Baía da Esperança, nas Bahamas e deve ter mais horas sob a água do que na superfície. De lá para cá, mergulhou nas águas da Escócia, Tasmania, Japão, Atlântico Norte, e até mesmo em rios africanos. Suas composições submarinas não se limitam aos registros, mas criam novas formas e realizam uma poética única em imagens do gênero.

         Michael Yamashita é também americano da Califórnia, mas por sua descendência se especializou na Ásia, produzindo grandes matérias sobre o Rio Mekong, no Vietnam, ou refazendo a trilha do explorador italiano Marco Polo na China, a Grande Muralha, aspectos da cultura japonesa e coreana, que vão dos mercados de peixe a cultura dos samurais. É sem dúvida o mais contemplativo dos quatro fotógrafos.

        Já para Nichols, de 58 anos, nascido no Alabama, sudeste americano, a natureza e os animais não criam limites para seus enquadramentos e composições fotográficas. Para ele todo equipamento e ângulo é válido, pode ser uma imagem de um gorila no meio do mato com um flash, um hipopótamo passeando na beira do mar ao entardecer, elefantes brigando entre si, ou um detalhe assustador de um rabo de um enorme jacaré. Ele tanto pode fotografar dentro de um avião, quanto mergulhando num rio, no meio do mato ou plantado em cima de uma gigantesca árvore. É um fotógrafo que subverte qualquer norma e consegue um resultado sempre espetacular.

© Michael Nichols

          Com 60 anos, o também americano Steve McCurry talvez seja o mais popular do grupo. Autor da célebre imagem da mulher afegã de olhos verdes, que correu o mundo, é um fotógrafo cuja sensibilidade se dirige ao registro do humano, que pode ser feito tanto no Afeganistão como na China, em Bangladesh ou no Japão. De uma imagem que documenta uma tribo urbana ele se desloca para uma celebração noturna num cemitério nas Filipinas. Assim como Yamashita, é um fotógrafo sem fronteiras.

© Steve McCurry

          Há cerca de 15 anos atrás, a National Geographic, que ainda predominantemente usava filmes, publicou uma reportagem sobre seus fotógrafos por conta do filme As pontes de Madison uma obra de ficção com Clint Eastwood no papel do fotógrafo Robert Kincaid. A ideia era mostrar a milhares de leitores, a vida real de um fotógrafo da revista. E lá estavam eles, cobertos por mosquitos, debaixo de chuva, no meio da lama, bem diferentes do sedutor ator que no filme trabalhava para a revista. Na reportagem, estimavam que eram produzidas 1,6 milhões de imagens por ano, sendo aproveitadas apenas 1600 nas revistas.

         Com esses excepcionais portifólios publicados em quase 500 páginas, o livro dá realmente uma amostra mínima do que foi produzido nessas décadas em que a fotografia mudou tanto tecnicamente. No entanto as imagens escolhidas são significativas no mais amplo range da qualidade técnica e artística em prol da informação e do documental. Um patrimônio produzido por quatro profissionais cuja passagem pelo tempo só fez melhorar sua capacidade de fotografar e surpreender.

* Publicado originalmente na revista Fotografe Melhor de setembro 2011 e ajustado para este blog.

Abraço
Thiago Borba
Facebook

Workshop Fotografia de Moda com Vitor Shalom



VITOR SHALOM

      Os primeiros cliques profissionais de Vitor Shalom foram para a fotografia publicitária. Pouco tempo depois, ele começou a fazer moda e não parou mais. Os trabalhos realizados para grandes editoriais de moda de Milão, como Flair Magazine, Wit Magazine, WP Magazine, Macro Bijoux, Instituto Marangoni dentre outros, bem como os trabalhos feitos na Suíça, Portugal e Turquia, ajudaram a posicioná-lo como um dos fotógrafos de moda mais respeitados do Brasil e do mundo.
      Ele, que na Europa é representado pela Agência Worshot, já ofereceu workshops em Lisboa e em várias cidades do Brasil. Agora, vem a Curitiba especialmente para transmitir seus conhecimentos para quem quer garantir sucesso na fotografia de moda.


PROGRAMA:

Serão abordados os seguintes pontos:

• Apresentação de trabalhos do autor;
• Setup de luz (perguntas livres);
• Mercado de fotografia de moda no Brasil e no mundo;
• Desconstrução do olhar comercial, "regras" a serem quebradas;
• Apresentação dos profissionais envolvidos, dicas de produção e bate-papo;
• Briefing para produção de um editorial em estúdio;
• Dicas de direção, iluminação, enquadramento e composição;
• Clicks individuais dos participantes;
• Fotografando eventos de moda;
• Dicas e técnicas para fotografar passarela;
• Análise e comentários dos materiais produzidos durante o WS.


PERÍODO E INÍCIO DAS AULAS

02 de novembro - das 9h às 12h30; e das 13h às 18h
03 de novembro - das 10h30 às 12h


LOCAL

Memorial da Cidade de Curitiba - Centro Histórico - Largo da Ordem


PRÉ-REQUISITOS:

• Conhecimento básico de fotografia;
• Equipamento DSLR ou SLR.


INVESTIMENTO:

Preço: R$ 650
Desconto de R$ 50 para associados OMICRON Foto Clube.


INSCREVA-SE JÁ.



Abraço
Thiago Borba
@borbathiagooo